A pesquisa por: retornou 234129 resultados em: 0.232 segundos.
... Grândola quer travar projeto da Mina da Lagoa Salgada

O atual executivo opôs-se às decisões do executivo anterior e, preocupado com os dados da declaração ambiental desfavorável para o projeto, pediu ao Governo para que intervisse no caso com urgência.
https://observador.pt/2025/11/20/grandola-quer-travar-projeto-da-mina-da-lagoa-salgada-e-pede-reavaliacao-de-pin/

... INE. Intensidade energética da economia cai em 2023

A redução da intensidade energética da economia em 6,4% face a 2022, resultou da "diminuição da utilização da energia em 3,5%, conjugada com um crescimento real de 3,1% do PIB".
https://observador.pt/2025/11/20/ine-intensidade-energetica-da-economia-cai-em-2023-para-minimo-da-serie/

... Governo da Madeira aprova proposta de Orçamento para 2026

Na reunião, ficou aprovado também o prolongamento do "Programa Sorriso+" e foram acordados os procedimentos para uma possível criação de um apoio financeiro extraordinário aos agricultores.
https://observador.pt/2025/11/20/governo-da-madeira-aprova-proposta-de-orcamento-da-regiao-autonoma-para-2026/

... PS e Chega não conseguiram aumento permanente de pensões

As propostas do PS e do Chega para um aumento permanente das pensões não foram aprovadas. Só o PSD viu passar a hipótese de haver um suplemento extraordinário caso haja margem orçamental.
https://observador.pt/2025/11/20/so-proposta-do-psd-para-dar-um-suplemento-de-pensoes-foi-aprovada-dar-mais-pensao-de-forma-permanente-como-queriam-ps-e-chega-nao-passou/

... Em movimento: sustentabilidade com atitude

Um ano a viver sob o mesmo teto sem homícios? É motivo para celebrar! Os cinco amigos refletem sobre o ano que passaram juntos e como escolhas mais verdes foram moldando a forma como se movem e vivem.
https://observador.pt/especiais/em-movimento-sustentabilidade-com-atitude/

... Moedas quer cimeira entre Lisboa e Porto e Governo

Carlos Moedas alerta para a importância de "os dois grandes motores do desenvolvimento económico do país" desenvolverem "soluções rápidas" para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
https://observador.pt/2025/11/20/moedas-quer-cimeira-entre-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-porto-e-governo/

... Porto. Médica sai em liberdade com caução de 500 mil euros

Endocrinologista ficou proibida de contactar com arguidos, testemunhas e clientes não diabéticos. Graça Vargas não vai poder deixar o país sem autorização.
https://observador.pt/2025/11/20/medica-campea-de-prescricao-de-ozempic-sai-em-liberdade-com-caucao-de-500-mil-euros/

... Câmara: utilização do Colombo não está comprometida

A Câmara de Lisboa diz que procedeu a uma vistoria técnica para avaliação do Colombo. Refere que a utilização do espaço não está comprometida, mas recomenda estudos por entidades credenciadas.
https://observador.pt/2025/11/20/camara-de-lisboa-faz-vistoria-e-diz-que-utilizacao-do-colombo-nao-esta-comprometida/

... UGT não colocou "linhas vermelhas" mas "linhas mestras"

A UGT diz que não colocou "linhas vermelhas" e que fazê-lo seria "condicionar a negociação". Afirma que as partes envolvidas têm de perceber que há matérias "sensíveis" que afetam os trabalhadores.
https://observador.pt/2025/11/20/greve-geral-ugt-nao-colocou-linhas-vermelhas-mas-linhas-mestras/

... Chega questiona encerramento de voos da Ryanair

O líder parlamentar do Chega Açores considera que a decisão da Ryanair "é um retrocesso" e questionou o Governo sobre a a adoção de medidas urgentes para evitar a redução de companhias na região.
https://observador.pt/2025/11/20/chega-acores-questiona-governo-regional-sobre-encerramento-dos-voos-da-ryanair/

... Montenegro diz que greve geral não vai desfocar Governo das decisões sobre lei laboral

O primeiro-ministro apontou a fiscalidade, o combate à burocracia e uma "legislação laboral mais flexível e amiga do investimento" como os três vértices para que o país passe a crescer mais.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/montenegro-diz-que-greve-geral-nao-vai-desfocar-governo-das-decisoes-sobre-lei-laboral

... Desacordo entre Chega e PS deixa cair aumento permanente das pensões

Aumento permanente das pensões era uma das potenciais coligações negativas que estavam nas mãos do Chega e PS. Mas a medida caiu por terra no primeiro dia da votação do OE na especialidade. Só bónus proposto pelo PSD é que garantiu a aprovação.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/desacordo-entre-chega-e-ps-deixa-cair-aumento-permanente-das-pensoes

... Precisamos de mais filosofia

Quando tudo muda a uma velocidade absurda, a filosofia continua a ser a ferramenta mais antiga, mais sólida e mais humana para perceber o que realmente importa.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/joana-garoupa/detalhe/precisamos-de-mais-filosofia

... Parlamento aprova descida do IRS do 2.º ao 5.º escalões

Os deputados estão esta quinta-feira a votar o Orçamento do Estado para 2026 na especialidade, um processo que termina daqui a uma semana com a votação final global. O documento tem aprovação garantida. Portagens e pensões são os temas quentes.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/parlamento-vota-oe-2026-na-especialidade-siga-aqui

... “Aqueles que começarem agora vão liderar amanhã”, defende Hugo Oliveira da Sage

A inteligência artificial está a nivelar desigualdades. No terceiro episódio do Podcast “IA da Economia”, falamos de acelerar mudanças e colocar Portugal perante um dos momentos mais transformadores da sua história recente.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/aqueles-que-comecarem-agora-vao-liderar-amanha-defende-hugo-oliveira-da-sage

... Seguro em queda surge agora atrás de Cotrim de Figueiredo

Na frente, Marques Mendes, Ventura e Gouveia e Melo seguem em empate técnico. Candidato apoiado pelo PSD leva ligeira vantagem e ainda supera adversários em todos os cenários de segunda volta. Mas sem margem clara face a Gouveia e Melo.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/detalhe/seguro-em-queda-surge-agora-atras-de-cotrim-de-figueiredo

... Valor em certificados de aforro sobe para novo máximo de 39,4 mil milhões em outubro

Esta é a quantia mais alta investida em certificados de aforro (CA) desde o início da série do BdP, em dezembro de 1998 e representa uma aceleração face ao crescimento homólogo de 15,2% em setembro.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/valor-em-certificados-de-aforro-sobe-para-novo-maximo-de-39-4-mil-milhoes-em-outubro

... Fed eclipsa entusiasmo com Nvidia e trava ganhos na Europa. Wall Street passa ao vermelho

Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta quinta-feira.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/mercados-num-minuto/detalhe/asia-respira-de-alivio-a-boleia-das-previsoes-da-nvidia

... Bolha na IA? Contas da Nvidia atenuam receios

A fabricante de semicondutores, que é considerada a cabeça de cartaz do boom da inteligência artificial, não só apresentou boas contas do 3º trimestre como também reviu em alta as receitas do trimestre em curso, acalmando assim os receios de que se esteja perante uma bolha no setor.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/bolha-na-ia-contas-da-nvidia-atenuam-receios

... Incêndio atinge pavilhão na COP30 e obriga milhares de pessoas a fugir

As chamas deflagraram num dos pavilhões da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que este ano decorre em Belém, no Brasil. Segundo o governador, não há feridos a registar.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/incendio-atinge-pavilhao-na-cop30


Resenhas