A pesquisa por: retornou 234129 resultados em: 0.271 segundos.
... Alemanha elaborou “plano de guerra secreto” contra a Rússia

Segundo um documento de 1.200 páginas revelado pelo The Wall Street Journal, a Alemanha está a preparar-se para um eventual ataque russo antes de 2029 — e elaborou um “plano de guerra” para conter as forças russas. Auto-estradas transformadas em pistas de aterragem para aviões, “cidades” erguidas em apenas duas semanas e uma logística capaz de mobilizar 800 mil soldados alemães, americanos e de outros países NATO para a linha da frente, em caso de guerra com a Rússia.
https://zap.aeiou.pt/alemanha-elaborou-plano-de-guerra-secreto-contra-a-russia-714061

... Misteriosos fósseis magnéticos serviam de GPS para animais ancestrais

Minúsculos fósseis magnéticos encontrados em sedimentos com 97 milhões de anos terão permitido a uma misteriosa criatura ancestral “ler” o campo magnético da Terra como se fosse um mapa. Os cientistas não fazem ideia de que criatura se trata.
https://zap.aeiou.pt/misteriosos-fosseis-magneticos-serviam-de-gps-para-animais-ancestrais-713804

... Jogo de tabuleiro maia com design de mosaico único descoberto na Guatemala

O mosaico do famoso jogo Patolli estava embutido no chão, o que permitiu aos cientistas datá-lo com maior precisão. Arqueólogos que trabalham na antiga cidade maia de Naachtun, na atual Guatemala, descobriram um raro tabuleiro de Patolli embutido diretamente no chão de uma estrutura do século V.
https://zap.aeiou.pt/jogo-tabuleiro-maia-mosaico-unico-713739

... Transição à força, nada de eleições, líder do PAIGC “não está bem”. Caos na Guiné-Bissau

Presidente “são e salvo” no Senegal. Resultados das eleições eram para ser conhecidos hoje. Guineenses pedem intervenção “imediata” da CPLP, que condena “qualquer tomada do poder por via da força”. Depois de os militares terem anunciado que tomaram “controlo total” da Guiné-Bissau, antecipando-se à divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro, o país prepara-se para entrar num período de transição, que começou esta quinta-feira e vai durar, no máximo, um ano, anunciou o presidente da Transição Militar.
https://zap.aeiou.pt/transicao-a-forca-nada-de-eleicoes-lider-do-paigc-nao-esta-bem-caos-na-guine-bissau-714104

... Gripe já é epidemia em Espanha

Limite de 37 casos por 100 mil habitantes foi ultrapassado. Há sete “chaves” neste ano diferente – em Espanha e na Europa. A gripe também se está a espalhar em Espanha. Nesta quinta-feira, o país vizinho passou a estar sob uma fase epidémica de gripe.
https://zap.aeiou.pt/gripe-epidemia-espanha-714107

... Há "superjuiz", mas faltam gestores na saúde

O "superjuiz" foi escolhido pelo Governo para ser o superpolícia no combate às fraudes na Saúde. É uma boa escolha que dá visibilidade à missão, mas o Serviço Nacional de Saúde, precisa acima de tudo de boa gestão. O combate ao crime é importante, mas o combate às ineficiências de desperdícios é mais decisivo e isso não será uma unidade de polícia que vai conseguir fazer.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/armando-esteves-pereira/detalhe/ha-superjuiz-mas-faltam-gestores-na-saude

... Honda Prelude. 25 anos depois… o regresso de um ícone

Ressuscitado, o novo Honda Prelude chega à Europa com linhas inspiradas em planadores, tecnologia híbrida e chassis emprestado do Type R. A promessa? Devolver as emoções ao volante que estavam ausentes há quase 25 anos.
https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/honda-prelude-25-anos-depois-o-regresso-de-um-icone

... Europa pintada de vermelho com Londres a escapar. Investidores de olho na inflação

Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta sexta-feira.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/mercados-num-minuto/detalhe/rally-de-recuperacao-perde-folego-com-asia-e-europa-sem-rumo

... Vanguard: "Vamos construir casas em Grândola para os trabalhadores"

Conhecida pelos projetos de luxo, a Vanguard vai construir habitação destinada aos trabalhadores da Comporta, revela o CEO da promotora imobiliária, Alexandre Berda.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/vanguard-vamos-construir-casas-em-grandola-para-os-trabalhadores

... André Ventura e Gouveia e Melo "taco a taco" em sondagem para as presidenciais

O número de eleitores indecisos (22%) supera qualquer uma das intenções de voto dos candidatos.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/andre-ventura-e-gouveia-e-melo-taco-a-taco-em-sondagem-para-as-presidenciais

... Governo atira para 2027 fatura de 800 milhões com medidas a avançar em 2026

Aprovado OE para 2026, há um conjunto de medidas que o Governo quer implementar no próximo ano, mas cuja fatura só chega em 2027. ISP e revisão de despesa podem aliviar pressão.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/governo-atira-para-2027-fatura-de-800-milhoes-com-medidas-a-avancar-em-2026

... Apologia da paciência num mundo nervoso

O desconforto com as perspetivas dos mercados financeiros decorre menos das tradicionais perspetivas económicas e mais das dinâmicas políticas internas e externas.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/cristina-casalinho/detalhe/apologia-da-paciencia-num-mundo-nervoso

... EUA vão impedir a entrada de imigrantes de "países do terceiro mundo"

Administração americana promete endurecer ainda mais as políticas de imigração.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/eua-vao-impedir-a-entrada-de-imigrantes-de-paises-do-terceiro-mundo

... Excedente esvaziado a zero com alterações ao OE

Governo estima que as propostas de alteração aprovadas no Parlamento tenham um impacto de 100 milhões em 2026. Custo das medidas pressiona o excedente de Miranda Sarmento e coloca-o perto da corda-bamba. Mas o cenário não preocupa o primeiro-ministro.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/excedente-esvaziado-a-zero-com-alteracoes-ao-oe

... Vanguard entra em “modo de execução” com nova liderança

O novo líder da Vanguard Properties assume que a região do Douro ou o Porto estão nos planos da promotora, mas só após a conclusão de alguns dos atuais projetos em desenvolvimento, designadamente em Oeiras e na Comporta.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/vanguard-entra-em-modo-de-execucao-com-nova-lideranca

... Sobe para 128 o número de mortos no aincêndio em Hong Kong. Há 200 pessoas desaparecidas

O mesmo responsável indicou que a investigação para determinar as causas da tragédia ainda está em curso e poderá demorar três ou quatro semanas.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/asia/detalhe/sobe-para-128-o-numero-de-mortos-no-megaincendio-em-hong-kong

... Bolsa de Lisboa no vermelho, Jerónimo Martins perde mais de 2%

Apenas cinco cotadas estão a negociar em terreno positivo no arranque da sessão.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/bolsa-de-lisboa-no-vermelho-jeronimo-martins-perde-mais-de-2

... Ensino profissional e imigração

A presença de estudantes estrangeiros em cursos profissionais cria um "pool" de talento adaptável às necessidades regionais — da hotelaria à construção, da indústria à saúde — contribuindo para a competitividade das PME e para a atração de investimento estrangeiro.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/luis-miguel-henrique/detalhe/ensino-profissional-e-imigracao

... Victor Hugo Pontes: “Vivemos numa sociedade cada vez mais ‘contactless’”

Victor Hugo Pontes trabalha com a proximidade dos corpos dos outros e nota, sobretudo fora do campo de criação, que há cada vez mais resistência ao toque. No ano passado, o encenador e coreógrafo estreou o espetáculo “Há Qualquer Coisa Prestes a Acontecer”, uma peça “para celebrar o corpo livre, apesar de todas as ameaças”, e é desde o verão passado o novo diretor artístico do Teatro Nacional São João.
https://www.jornaldenegocios.pt/weekend/detalhe/victor-hugo-pontes-vivemos-numa-sociedade-cada-vez-mais-contactless

... Black Friday: Análise a mais de 900 anúncios resultou em duas contraordenações em 2024

Direção-Geral do Consumidor diz, com base na análise dos últimos dois anos, que a esmagadora maioria dos operadores cumpriu as regras da publicidade, mas concede que a Black Friday é um período de "especial vulnerabilidade" para quem compra.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/black-friday-analise-a-mais-de-900-anuncios-resultou-em-duas-contraordenacoes-em-2024


Resenhas