A pesquisa por: retornou 210708 resultados em: 0.221 segundos.
... Cheganomics: “Sabe qual era a solução? Era pagarmos bem”

Aumentar os salários, cortar subsídios e arranjar habitação para fazer regressar os emigrantes. Como é que nunca ninguém se tinha lembrado disto? Afinal é tão simples…
https://observador.pt/opiniao/cheganomics-sabe-qual-era-a-solucao-era-pagarmos-bem/

... "Astérix na Lusitânia" como homenagem à cultura portuguesa

Para além do mar, do sol, luz bonita e fachadas coloridas, o livro de 48 páginas aborda vários estereótipos, com referências a fado, bacalhau, calçada, azulejo e vinho, sempre com o habitual humor.
https://observador.pt/2025/10/23/autores-veem-bd-asterix-na-lusitania-como-homenagem-a-cultura-portuguesa/

... Nem todos os revolucionários usam capa

Francisco Pinto Balsemão foi político, jornalista e empresário, sem contradição. Uma personagem de filme, um Citizen Kane, numa terra onde se dá pouco disso.
https://observador.pt/opiniao/nem-todos-os-revolucionarios-usam-capa/

... O conforto da igualdade imoral

Quando o mundo mediático abdica de dar importância à corrupção está a dizer aos portugueses: não tem importância, não é critério, em matéria de indecências "os políticos são todos iguais".
https://observador.pt/opiniao/o-conforto-da-igualdade-imoral/

... Cristóvão, dos outdoors na A1 ao plano disruptivo com Klopp

Cristóvão Carvalho percorreu milhares de quilómetros de carrinha caracterizada "Pelo Benfica" para mostrar que é diferente de todos os outros candidatos. E tudo começou a meio do mandato de Rui Costa.
https://observador.pt/especiais/publicidades-no-multibanco-e-na-a1-isaias-e-um-plano-disruptivo-entre-klopp-400-milhoes-e-100-da-sad-um-dia-com-cristovao-carvalho/

... Putin, Gaza, Trump e as lentes com que lemos o mundo

Compreender é sempre um acto de visão. Cada época constrói as suas lentes. As nossas, temo, estão partidas. Basta ligar a televisão: dezenas de especialistas a “verem” coisas opostas no mesmo cenário.
https://observador.pt/opiniao/putin-gaza-trump-e-as-lentes-com-que-lemos-o-mundo/

... O túmulo do Rossio: Frei Luís de Granada e Portugal 

No final de 1550, frei Luís sai da sua Andaluzia natal e cruza a fronteira portuguesa para se estabelecer na cidade de Évora. Frei Luís permanecerá no território português até à sua morte em 1588. 
https://observador.pt/opiniao/o-tumulo-do-rossio-frei-luis-de-granada-e-portugal/

... Estão a desaparecer as referências da nossa vida

Senadores da nossa democracia novos, haverá muito poucos e nunca com a dimensão que atribuíamos àqueles que nos deixaram.
https://observador.pt/opiniao/estao-a-desaparecer-as-referencias-da-nossa-vida/

... Afinal, o que é isso do liberalismo?

A IL faria bem em reconhecer os erros cometidos nos últimos anos, seguindo o velho método popperiano de aprendizagem com o erro, tentando recuperar o tempo perdido com uma genuína e séria refundação.
https://observador.pt/opiniao/afinal-o-que-e-isso-do-liberalismo/

... Homem provoca incêndio na Casa da Madeira de Toronto

Décio Gonçalves, diretor da Casa da Madeira, revelou tratar-se de um ataque "deliberado". O ato resultou numa explosão que feriu gravemente o próprio suspeito, que ficou envolto em chamas.
https://observador.pt/2025/10/23/incendio-criminoso-na-casa-da-madeira-em-toronto-deixa-comunidade-portuguesa-em-choque/

... Discriminação 

Para os salários dos profissionais das IPSS o valor é igual ao de há 9 anos. Discriminação e total falta de respeito.
https://observador.pt/opiniao/discriminacao/

... Projeto SUPERTABi, um exemplo de Educação, também no digital

A escola é o espaço onde se aprende a usar o digital com propósito, com orientação do professor, para investigar, criar e resolver problemas. Um tablet com intencionalidade é ferramenta de descoberta.
https://observador.pt/opiniao/projeto-supertabi-um-exemplo-de-educacao-tambem-para-o-digital/

... Trapalhada eleitoral 

Votos registados no partido errado, nulos considerados válidos, actas com números errados... situação presenciada no Montijo não é um reflexo de um sistema que precisa de mudança.
https://observador.pt/opiniao/trapalhada-eleitoral/

... O cessar-fogo que o Hamas não quis

Entre os que juravam que Israel não queria paz e os que agora fazem silêncio, ficou a prova: quem vive da guerra não sabe o que fazer com a paz.
https://observador.pt/opiniao/o-cessar-fogo-que-o-hamas-nao-quis/

... Peça teatral "Um Sonho" de Strindberg estreia em Évora

Segundo o Centro Dramático de Évora, a estreia desta coprodução com A Escola da Noite, de Coimbra, está marcada para esta quinta-feira, no Teatro Garcia de Resende, no centro histórico de Évora.
https://observador.pt/2025/10/23/cendrev-e-a-escola-da-noite-estreiam-em-evora-peca-teatral-um-sonho-de-strindberg/

... Põe Manteigas Que Isso Passa

Se João Diogo Manteigas não vencer agora, está imediatamente hipotecado o futuro. Perde-se a oportunidade de ter um dos nossos, com tudo o que o SLB precisa, ao leme - para conduzir-nos no rumo certo.
https://observador.pt/opiniao/poe-manteigas-que-isso-passa/

... Pais, filhos e o vazio moral da modernidade

As tragédias familiares desta semana, em Vagos e em Lisboa, representam mais do que simples notícias. São o reflexo de uma sociedade em erosão moral.
https://observador.pt/opiniao/pais-filhos-e-o-vazio-moral-da-modernidade/

... Preâmbulos?

Meloni, Weidel, Le Pen e Bardella poderão ser meros preâmbulos ou, quiçá, talvez possam ser transfigurados pelas circunstâncias.
https://observador.pt/opiniao/preambulos/

... Casa Branca não apresentou plano para o novo salão de Trump

O novo projeto de Trump não foi apresentado à agência que supervisiona a construção de edifícios federais apesar de os planos de demolição serem "legalmente obrigados" a passar por revisão pública.
https://observador.pt/2025/10/23/casa-branca-nao-apresentou-projeto-para-o-novo-salao-de-baile-de-trump-a-agencia-reguladora/

... O Estado ama o associativismo (mas só aos feriados) 

O discurso político sobre o associativismo é bonito: “motor da participação jovem”, “pilares da democracia viva”, “prioridade estratégica”... Mas, entre a palavra e a prática, há um fosso.
https://observador.pt/opiniao/o-estado-ama-o-associativismo-mas-so-aos-feriados/


Resenhas