A pesquisa por: retornou 218032 resultados em: 0.216 segundos.
... Museu no Japão dedica exposição a realizador português

A exposição "Innervisions", dedicada ao trabalho do realizador português Pedro Costa, estará patente no Museu de Arte Fotográfica de Tóquio de 28 de agosto a 7 de dezembro.
https://observador.pt/2025/08/07/museu-no-japao-dedica-exposicao-ao-realizador-portugues-pedro-costa/

... Lucros da Toyota caem 37% devido às tarifas dos EUA

Taxas aplicadas desde abril reduziram significativamente os lucros da líder mundial do setor automóvel. Por outro lado, a faturação por vendas cresceu em quase todos os seus mercados, incluindo EUA.
https://observador.pt/2025/08/07/lucros-da-toyota-caem-37-entre-abril-e-junho-devido-as-tarifas-dos-eua/

... Alemanha. Três detidos por ligações ao Reichsbürger

Suspeitos são acusados de ligações ao movimento que terá tentado fazer um golpe de estado em 2022 para subverter a ordem constitucional alemã e substitui-la por uma monarquia autoritária.
https://observador.pt/2025/08/07/mais-tres-pessoas-detidas-na-alemanha-por-suspeitas-de-pertencerem-ao-movimento-terrorista-de-extrema-direita-reichsburger/

... Vinho. "É preocupante, mas confiamos na negociação da UE"

Pedro Soares, enólogo da Comissão Viti-Vinícola da Bairrada, mostra-se preocupado com a taxa de 15% sobre a UE, mas acredita que Bruxelas vai conseguir melhorar as condições do setor do vinho.
https://observador.pt/programas/resposta-pronta/vinho-e-preocupante-mas-confiamos-na-negociacao-da-ue/

... Donald Trump grava vídeo de "apoio ao Brasil"?

Circula nas redes sociais um vídeo que retrata Donald Trump a dirigir-se diretamente ao "povo brasileiro", em português, a manifestar o seu apoio por Jair Bolsonaro. É verdade?
https://observador.pt/factchecks/fact-check-donald-trump-grava-video-de-apoio-ao-brasil-e-aos-brasileiros/

... 10h. Guerra na Ucrânia. Trump e Putin reúnem-se em breve

O Presidente dos Estados Unidos e o da Rússia vão estar reunidos nos próximos dias. Ainda neste jornal, José Vieira da Silva acusa o Governo de não ter fundamentação para alterar a lei laboral.
https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-10h-2082/

... "O Direito exige que as mulheres abdiquem da vida pessoal"

A advogada Ana Rita Duarte Campos revela que o Direito é "uma vida em que a mulher é muito sacrificada" pelas necessidades do agregado familiar. E o papel do advogado entre o sucesso e o sofrimento.
https://observador.pt/programas/comissao-de-inquerito/o-direito-exige-que-as-mulheres-abdiquem-da-vida-pessoal/

... Prejuízos na LAM levaram Estado a injetar 13,7 milhões

Companhia aérea nacional de Moçambique, que enfrenta há vários anos problemas operacionais, teve cerca de 53,5 milhões de euros de prejuízo em 2023, obrigando o Estado moçambicano a prestar apoio.
https://observador.pt/2025/08/07/prejuizos-de-535-milhoes-de-euros-na-mocambicana-lam-obrigaram-estado-a-injetar-137-milhoes-de-euros-em-2023/

... Feira de São Mateus abre portas até 21 de setembro

A edição de 2025 da Feira de São Mateus promete várias novidades inovadoras numa aposta na sustentabilidade, com grandes nomes da música e o regresso de um dia de festa dedicado aos jovens.
https://observador.pt/2025/08/07/feira-de-sao-mateus-em-viseu-abre-portas-ate-21-de-setembro/

... Reforma da Lei Laboral. "Há uma agenda ideológica"

O antigo ministro do trabalho, José Vieira da Silva, acusa o Governo de estar a seguir uma agenda ideológica para liberalizar o mercado laboral e critica falta de fundamentação para alterações.
https://observador.pt/programas/explicador/reforma-da-lei-laboral-ha-uma-agenda-ideologica/

... Tarifas. "Mercados ainda não estão a sentir o impacto"

Henrique Tomé indica que os mercados internacionais ainda não estão a sentir o impacto das tarifas dos EUA. O analista da corretora XTB considera que a principal dificuldade é o cenário de incerteza.
https://observador.pt/programas/resposta-pronta/tarifas-mercados-nao-estao-a-sentir-para-ja-o-impacto/

... Confirmada reunião entre Putin e Trump "nos próximos dias"

O anúncio acontece na sequência da visita de Steve Witkoff, enviado especial dos EUA para a guerra na Ucrânia, a Moscovo para um encontro com Putin. Detalhes serão conhecidos em breve.
https://observador.pt/2025/08/07/ja-ha-acordo-para-reuniao-entre-putin-e-trump-nos-proximos-dias-confirma-kremlin-data-e-local-anunciados-em-breve/

... PS e as “estratégias falhadas”

O Partido de esquerda parece estar a tentar tudo para recuperar, mas não está fácil voltar ao topo. E ainda, cada vez mais utentes nos postos médicos e menos médicos.
https://observador.pt/programas/e-o-vencedor-e/ps-e-as-estrategias-falhadas/

... Itália vai construir a maior ponte suspensa do mundo

Itália vai ligar a Sicília ao continente por “terra” – através da maior ponte suspensa do mundo. O projeto de construção da ponte sobre o estreito de Messina foi aprovado definitivamente esta quarta-feira. O projeto do governo, no valor de 13,5 mil milhões de euros, recebeu a “luz verde” definitiva do comité interministerial para o planeamento económico e o desenvolvimento sustentável, tal como antecipara na segunda-feira o ministro dos Transportes e Infraestruturas e grande impulsionador desta obra polémica obra, Matteo Salvini.
https://zap.aeiou.pt/italia-vai-construir-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-693549

... Um quarto dos fogos investigados este ano teve como origem fogo posto

Um quarto dos incêndios rurais investigados este ano tiveram como origem o fogo posto e a área ardida até julho regista o terceiro valor mais elevado desde 2015, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório do ICNF, referente a 31 de julho e hoje divulgado, dá conta que os incêndios investigados até àquela data tiveram como causas mais frequentes as queimas e queimadas (32%), seguido do “incendiarismo – imputáveis” (25%) e reacendimentos (8%).
https://zap.aeiou.pt/um-quarto-dos-fogos-investigados-este-ano-teve-como-origem-fogo-posto-693628

... Proposta do Governo quer facilitar e alargar contratos a termo. O que pode mudar?

Entre as mudanças previstas estão o alargamento da duração máxima dos contratos a termo certo e o fim da restrição dos contratos a termo a pequenas e médias empresas. O Governo prepara-se para rever a legislação laboral, propondo um conjunto de alterações significativas nas regras dos contratos a termo, tanto certo como incerto.
https://zap.aeiou.pt/proposta-governo-facilitar-contratos-termo-693618

... “O maior prejudicado numa guerra comercial é quem a começa”, mas todos vão sofrer

Se os EUA aumentarem a tarifa sobre o Canadá e o México para 25%, a Europa para 15% e a China para 145%, o PIB global poderá contrair 3,38% e o PIB dos EUA até 3,78%, preveem os analistas. O novo plano tarifário dos Estados Unidos que entra em vigor esta quinta-feira, levará, segundo especialistas, a uma inflação mais elevada nos EUA e a um período prolongado de enfraquecimento económico noutras regiões, incluindo a Europa.
https://zap.aeiou.pt/maior-prejudicado-guerra-comercial-693620

... Presidenciais: Indecisão de Sampaio da Nóvoa obriga BE e Livre a ponderar candidaturas próprias

O impasse em torno de António Sampaio da Nóvoa está a obrigar o Livre e o Bloco de Esquerda a considerar candidaturas próprias e os críticos de Seguro no PS a reconsiderar. A cinco meses das eleições presidenciais, o Bloco de Esquerda e o Livre continuam sem um candidato oficial.
https://zap.aeiou.pt/presidenciais-indecisao-sampaio-novoa-693599

... Múmia siberiana preservada em gelo ancestral tem tatuagens “verdadeiramente especiais”

A análise das tatuagens da múmia de uma pastora semi-nómada da Idade do Ferro preservada no gelo durante 2000 anos, que não eram visíveis a olho nu, revelou imagens fascinantes: herbívoros caçados por tigres, leopardos e um grifo, e representações de aves — num estilo vívido invulgar.
https://zap.aeiou.pt/mumia-siberiana-tatuagens-693577

... “Catástrofe sem precedentes”: França combate o maior incêndio no país desde que há registos. Casas engolidas pelas chamas

Área maior do que Paris ardeu toda no incêndio “mais significativo” desde 1949. Pelo menos 25 casas foram consumidas pelo fogo. O sul de França está neste momento a enfrentar “o incêndio mais significativo” no país desde 1949, segundo o governo do país.
https://zap.aeiou.pt/incendios-franca-maior-desde-que-ha-registo-693600


Resenhas