A pesquisa por: retornou 213797 resultados em: 0.234 segundos.
... A mais poderosa força do universo

Há muito que se defendia que o OE não devia ser o instrumento de políticas setoriais em que se tornou. Já não é assim. Não o foi no exercício anterior, não o é neste, e bem. O problema é a inércia, a mais poderosa 'força' do universo.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-mais-poderosa-forca-do-universo/

... Carrossel do IVA continua a girar

A chamada fraude carrossel representa uma perda de receita para a União Europeia na ordem dos 50 mil milhões de euros. Um valor colossal que a UE perde, em média, todos os anos devido à fraude transfronteiriça do IVA.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/carrossel-do-iva-continua-a-girar/

... O estado da nação

A História ensina-nos que as políticas assistencialistas nunca foram capazes de ter êxito. Ao invés, o assistencialismo não só constrange a criação de riqueza como multiplica o número de pobres.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/o-estado-da-nacao/

... Um orçamento vazio

A proposta de OE 2026 confirma o irrealismo da estimativa do Governo e vem colocar uma questão simples: se era tão fácil crescer acima de 3%, por que razão o Governo agora só fala em crescimentos “em torno de 2%”, quando recebeu um País a crescer...
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/um-orcamento-vazio/

... Do Elevador Glória ao silêncio: desligar não é resolver

O Elevador da Glória tornou-se símbolo da fragilidade da vida e da fragilidade da nossa gestão pública.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/do-elevador-gloria-ao-silencio-desligar-nao-e-resolver/

... O regresso da política industrial

No próximo 'Outlook' do FMI, a divulgar a 14 de outubro, veremos se as perspetivas, menos más, da atualização de julho, face às projeções de abril se confirmam, ou se, as nuvens negras se adensaram sobre a evolução da economia mundial.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/o-regresso-da-politica-industrial/

... Será a CPI o El Dorado?

Temos agora as contas SIA – Savings and Investment Accounts; Conta de Poupança e de Investimento (CPI) – que prometem converter os mais céticos a investir. Faz lembrar o PPR Europeu, que nunca saiu do papel pela loucura que representava comercializar um produto daqueles.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sera-a-cpi-o-el-dorado/

... Cloud, dados e IA: como tirar partido dos novos motores de progresso?

A migração para a cloud é mais do que um projeto de TI: é a base digital para uma modernização profunda de toda a empresa, um caminho para passar de “bom” a “excelente”.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/cloud-dados-e-ia-como-tirar-partido-dos-novos-motores-de-progresso/

... Como a Croácia roubou sem querer a costa (e o turismo) à Bósnia e Herzegovina

Os Otomanos fizeram um grande favor à Croácia… ao tentar invadi-la. Agora, a Bósnia e Herzegovina só “espreita” na costa Dalmácia — e Dubrovnik reina nos Balcãs, tudo graças a um acaso geopolítico. Mas podia ser pior. A Croácia, cada vez mais repleta de turismo, fatura cerca de 15 mil milhões de euros pro ano só com este setor, segundo a Reuters.
https://zap.aeiou.pt/croacia-bosnia-herzegovina-costa-704944

... Como funcionam as máquinas de campanha em Lisboa

O Observador acompanhou de perto as campanhas dos principais candidatos à câmara de Lisboa. A equipa, as estratégias, as hesitações e os detalhes discretos da corrida autárquica à capital.
https://observador.pt/especiais/a-hesitacao-movida-a-helio-o-megafone-para-a-fotografia-e-uma-tenda-movel-como-funcionam-as-maquinas-de-campanha-em-lisboa/

... Um orçamento de pouca margem para manter o excedente

Há pouca margem na proposta de Orçamento do Estado para 2026 se se quiser manter o excedente. Com poucas medidas novas de impacto orçamental, o Governo espera a mesma cautela do Parlamento.
https://observador.pt/especiais/um-orcamento-de-pouca-margem-para-manter-excedente-ligeiro/

... F-35. Israel diz falar com Governo em "salas fechadas"

Governo não se pronunciou sobre futuras passagens de aviões de combate com destino a Israel nas Lajes, mas embaixada israelita confirma que estes "assuntos são discutidos em salas fechadas".
https://observador.pt/2025/10/10/embaixada-de-israel-admite-que-mantem-conversas-em-salas-fechadas-com-o-governo-portugues-sobre-a-passagem-de-f-35-nas-lajes/

... Trump espera desarmamento em Gaza na próxima fase do acordo

Primeira fase do plano envolve a retirada parcial do Exército israelita e a libertação de reféns. Depois, Trump espera um "desarmamento" e uma "retirada" total das tropas.
https://observador.pt/2025/10/10/trump-espera-desarmamento-em-gaza-na-proxima-fase-do-acordo/

... Israel aprova primeira fase do acordo de paz com o Hamas

Acordo prevê a libertação de todos os reféns israelitas e a retirada parcial das tropas de Gaza. Combates devem parar nas próximas 24 horas e os reféns devem regressar a Israel nas 72 horas seguintes.
https://observador.pt/2025/10/10/governo-israelita-aprova-acordo-de-paz-inicial-com-o-hamas-proximo-passo-sera-a-retirada-das-idf-para-a-linha-amarela/

... OE. Carneiro contribui para "estabilidade" mas deixa crítica

José Luís Carneiro diz que vai "cumprir a palavra" e vai contribuir para a estabilidade política ao viabilizar Orçamento. Mas critica que não haja aumento de pensões mais baixas "de forma duradoura".
https://observador.pt/2025/10/10/jose-luis-carneiro-contribui-para-a-estabilidade-mas-insiste-nos-aumentos-permanentes-de-pensoes-mais-baixas/

... Uma, duas, três, muitas Gazas

O radicalismo esquerdista não está apenas circunstancialmente aliado ao Hamas. O radicalismo esquerdista e o radicalismo islâmico têm conteúdos diversos, mas são estruturalmente similares.
https://observador.pt/opiniao/uma-duas-tres-muitas-gazas/

... Haverá liberdade de imprensa?

Em muitos lugares, ser o “tipo que escreve contra o presidente” é uma sentença. E o preço nunca é apenas pessoal.
https://observador.pt/opiniao/havera-liberdade-de-imprensa/

... NATO. Trump sugere expulsão de Espanha por não cumprir 5%

"Tivemos um retardatário, que foi Espanha", disse o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto se referia ao acordo da Aliança Atlântica de alocar 5% do PIB para as despesas de defesa.
https://observador.pt/2025/10/10/nao-tem-desculpa-para-nao-o-fazer-trump-sugere-expulsar-espanha-da-nato-por-nao-cumprir-gastos-na-defesa/

... As notícias das 00h

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-00h-2108/

... Mortágua e Trump, populismo diplomático e cessar-fogo

Muito é incerto quanto à paz no Médio Oriente prometida por Trump. Mas Mortágua e os activistas mostraram que militância e populismo não se dão bem com a diplomacia.
https://observador.pt/opiniao/mortagua-e-trump-populismo-diplomatico-e-cessar-fogo/


Resenhas